Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Balanço em final de ano: ir para além dos "números" (parte II)


A biblioteca escolar deve ser, em primeiro lugar, um espaço de oportunidade de acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.
Esta afirmação baseia-se nos seguintes considerandos:
  • A escola está integrada território que se caracteriza pela escassez de equipamentos destinados à cultura e ao acesso à informação;
  • Muitos dos membros da comunidade têm baixos níveis de acessibilidade aos bens culturais e às redes de informação.
A comunidade educativa reconhece a importância da biblioteca na promoção da leitura e no apoio à realização de trabalhos. A maioria dos seus membros utiliza-a, considerando que o trabalho realizado pela equipa faz a diferença nas aprendizagens, no desenvolvimento das competências leitoras e nos resultados escolares.
Existe um longo trabalho de colaboração a desenvolver, tendo em conta que os recursos humanos tendem a diminuir e o número de utilizadores a crescer.
As exigências são crescentes, correspondendo a novos desafios.
A formação de voluntários pode minimizar algumas das ameaças, mas as soluções devem, igualmente, surgir de outras formas de colaboração dentro da comunidade educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário