Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

sábado, 25 de junho de 2011

Balanço em final de ano: ir para além dos "números" (parte I)

Quem são os utilizadores da biblioteca?

Os utilizadores da BE/CRE são diversificados nos grupos etários, nos interesses, nos itinerários escolares e nos objectivos de vida. Esta realidade expressa-se nas formas e nos ritmos de utilização da biblioteca.
A biblioteca está construída para facilitar o acesso à informação,  este modelo exige respeito pelas regras, responsabilização pelas suas acções. O regimento da biblioteca é claro no modo de utilização dos diferentes espaços, as regras servem para facilitar a utilização de todos.
A identificação dos alunos com problemas de assiduidade, deve ser mais eficaz, sendo necessária a colaboração entre directores de turma, equipa da BE e serviços de apoio aos alunos/família.
Os professores são, igualmente, utilizadores da biblioteca existindo utilizações que pressupõem, na maioria dos casos, um contacto prévio entre professor e a equipa, e outras, imprevistas, em que são raros os contactos prévios entre professor e a equipa.
As primeiras são passíveis de trabalho colaborativo, as segundas dificultam, frequentemente, a gestão do espaço.
Numa nota final, a intensidade da utilização da biblioteca exige o necessário acompanhamento e apoio, citando Ross Todd: "mais colaboração, mais interacção".

Sem comentários:

Enviar um comentário