Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fernando Pessoa e José Saramago: o mês de novembro que os une.

Em 30 de novembro de 1935, Fernando Pessoa morre no Hospital de São Luís, em Lisboa. A 16 de novembro de 1922, na Azinhaga, nascia José Saramago.

Podiam imaginar que um seria a incarnação de outro, sabendo que a vida anterior, segundo contam as tradições, e a nova vida podem ser opostas no trajeto e destino. A lógica impede de alguém de encarnar alguém que já está vivo, seria diabólico!

Na verdade tiveram um destino comum: a língua e a literatura portuguesa. Expressaram, de uma forma diferente, o amor à língua portuguesa, praticando, enriquecendo-a.

As pessoas, por detrás das letras, tiveram, nos seus tempos, importantes intervenções, no entanto, nada similares, muitas vezes antagónicas, quase sempre críticas.

José Saramago leu Fernando Pessoa, escreveu o sobre seu heterónimo Ricardo Reis relatando o ano da sua morte, podemos imaginar a situação inversa: Fernando Pessoa criando uma personagem a partir de José Saramago.


Celebrar a morte e a vida é mais do que respirar o bolor dos cadáveres adiados, é continuar a ler alto a obra destes dois escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário