PARCERIA FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS/PORDATA/RBE
"No âmbito da parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a PORDATA, estão abertas, pelo 5.º ano consecutivo, as inscrições para a formação sobre a base de dados PORDATA. As sessões, de duração entre 90 a 120 minutos, destinam-se prioritariamente a alunos e professores do ensino secundário para os quais a PORDATA constitui um importante recurso para a abordagem de alguns temas curriculares. Este ano, pela primeira vez, as ações poderão ser alargadas a alunos do 8º e 9º anos, a solicitar nos mesmos termos das anteriores.
As ações de formação referidas têm por objetivo ensinar os formandos a explorar os dados disponibilizados pela PORDATA, de forma simples e acessível, desse modo contribuindo para algumas literacias fundamentais como a literacia digital, a estatística e a de informação.
Realizadas pela equipa de formadores da FFMS, estas ações são gratuitas exigindo apenas que a escola reúna entre 15 a 30 formandos e uma sala dotada de computadores, acesso à internet e projetor de vídeo. A ficha de inscrição, disponível neste portal, deverá ser enviada para maria.toscano@mail-rbe.org."
Mais informação em http://www.rbe.mec.pt/np4/1133.html
PARCERIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA/PROJETO ALEA/RBE
"O Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito da parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, propõe-se realizar ações a nível nacional, subordinadas ao tema A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania – Portal do INE e Projeto ALEA. Estas ações são destinadas aos professores bibliotecários e a outros professores, com a finalidade de promover a utilização da estatística nas diferentes áreas disciplinares.
A ação decorre nos agrupamentos e escolas que manifestem interesse, sendo necessária a presença de pelo menos 15 professores.
Para oficializar a inscrição, o professor bibliotecário deve preencher e submeter um formulário específico, até ao dia 20 de novembro de 2014. "
Mais informação em http://www.rbe.mec.pt/np4/1132.html
Sem comentários:
Enviar um comentário