Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

sábado, 16 de abril de 2011

Sobre os filmes mais vistos e potenciais articulações curriculares: o fio da meada

Seleccionamos 4 filmes, dos mais vistos/requisitados, que podem servir de motivação e exploração de temáticas desenvolvidas em várias disciplinas, seguem-se algumas sugestões:

  •  A cidade de Deus/Fernando Meirelles centra-se na temática da expansão urbana, desenvolvendo-se o filme em volta da criminalidade relacionada com a toxicodependência, abordando, igualmente, outros problemas o associados às condições de vida urbana no Brasil (habitação, acessibilidade, infraestruturas e equipamentos) . Alguns extractos foram já utilizados como elemento motivador para a reflexão em várias das disciplinas de ciências sociais e humanas (Geografia do 3ºCiclo e do Ensino Secundário; Cidadania e Mundo Actual-3ºCiclo; Área de Integração);

  • Juno/Jason Reitman foi, igualmente, utilizado em Psicologia (CEF) e Área de Integração (Curso Secundário-Profissional) como recurso para introduzir a questão da gravidez adolescente. Pode ser útil no âmbito Educação Sexual;

  • O filme Hotel Ruanda/Terry George relata a situação no Ruanda durante a guerra civil. Este filme é um bom ponto de partida para o debate sobre os direitos do homem, da xenofobia e do papel da ONU, tendo sido já sido utilizado como recurso em várias disciplinas;
  • Por último,  O dia de depois de amanhã/Roland Emmerich, Uma verdade inconveniente/Al Gore  ou outros documentários sobre o ambiente podem servir como ponto de partida para a aprendizagem de questões e conceitos relacionados as alterações climáticas.


A visão integral ou parcial destes filmes deve ser orientada pelos docentes, sugerindo-se a realização de tarefas complementares como:
  • preenchimento de guiões de leitura/visionamento;
  • produção de comentários críticos;
  • a realização de debates.
  • ...

Sem comentários:

Enviar um comentário