Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anne Frank e o Holocausto


O "Diário de Anne Frank" é um dos títulos mais lidos na nossa biblioteca escolar. Recordemos a breve vida da sua autora, registada, parcialmente, no seu diário:

"Anne Frank nasce em 12 de Junho de 1929 em Frankfurt, Alemanha. Em 1933 chega ao poder nesse país o partido nacional-socialista e anti-semita de Adolf Hitler.

Edith e Otto Frank, os pais judeus de Anne, compreendem que seu próprio futuro e o de suas filhas está fora da Alemanha. Fogem para a Holanda nesse mesmo ano; Anne tem então quatro anos. Durante sete anos leva uma vida despreocupada na relativamente segura Holanda. A Alemanha ocupa o país em 1940, pondo fim à segurança que oferecia. As medidas anti-semitas vão limitando cada vez mais a vida de Anne Frank.

Em 1942 começam as deportações para os supostos campos de trabalho. Os pais de Anne conseguem esconder-se na casa de trás do edifício onde funciona a empresa de Otto Frank em Amesterdão. Ali permanecerão mais de dois anos. Em Agosto de 1944, são presos e deportados para o campo de trânsito de Westerbork (Holanda).

Nove meses depois de ter sido presa, Anne Frank morreu devido a tifo (febre tifóide) em Março de 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen. Tinha apenas quinze anos de idade...

O seu diário, preservado durante a guerra por um dos protectores da família, Miep Gies, foi pela primeira vez publicado em 1947. Actualmente, o diário está traduzido em 67 línguas e é um dos livros mais lidos em todo o mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário