Pensamento da semana

Ler é a chave do conhecimento

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Top + leituras 2010

  1. Sexta-Feira ou a vida selvagem/Michel Tournier
  2. Geronimo Stilton
  3. Luz e escuridão/Stephenie Meyer
  4. Harry Potter e o príncipe misterioso/J.K.Rowling
  5. O diário de Anne Frank/Anne Frank

Balanço das actividades


Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Janeiro
Serviços
1144
1846
1505
823
1905
Impressões
50
175
166
115
128
Postos multimédia
777
1249
1043
644
1515
Auscultadores
317
412
296
64
262
Empréstimos
287
426
446
201
388
Empréstimos monografias
131
279
331
135
260
Manuais…
112
82
70
44
86
DVD, CD…
44
65
45
22
42
Actividades
0
205
200
211
65
Total
1431
2477
2151
1235
2358
* Dados actualizados

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anne Frank e o Holocausto


O "Diário de Anne Frank" é um dos títulos mais lidos na nossa biblioteca escolar. Recordemos a breve vida da sua autora, registada, parcialmente, no seu diário:

"Anne Frank nasce em 12 de Junho de 1929 em Frankfurt, Alemanha. Em 1933 chega ao poder nesse país o partido nacional-socialista e anti-semita de Adolf Hitler.

Edith e Otto Frank, os pais judeus de Anne, compreendem que seu próprio futuro e o de suas filhas está fora da Alemanha. Fogem para a Holanda nesse mesmo ano; Anne tem então quatro anos. Durante sete anos leva uma vida despreocupada na relativamente segura Holanda. A Alemanha ocupa o país em 1940, pondo fim à segurança que oferecia. As medidas anti-semitas vão limitando cada vez mais a vida de Anne Frank.

Em 1942 começam as deportações para os supostos campos de trabalho. Os pais de Anne conseguem esconder-se na casa de trás do edifício onde funciona a empresa de Otto Frank em Amesterdão. Ali permanecerão mais de dois anos. Em Agosto de 1944, são presos e deportados para o campo de trânsito de Westerbork (Holanda).

Nove meses depois de ter sido presa, Anne Frank morreu devido a tifo (febre tifóide) em Março de 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen. Tinha apenas quinze anos de idade...

O seu diário, preservado durante a guerra por um dos protectores da família, Miep Gies, foi pela primeira vez publicado em 1947. Actualmente, o diário está traduzido em 67 línguas e é um dos livros mais lidos em todo o mundo."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

27 de Janeiro: aniversário de Lewis Caroll

Escritor e matemático britânico. (...) adopta este pseudónimo para as suas obras literárias, o seu verdadeiro nome (Charles Lutwidge Dodgson) utiliza-o para as obras científicas. De formação universitária, é professor de matemáticas em Oxford e estudioso da lógica matemática. Escreve diversos relatos de falsa aparência infantil cuja matéria narrativa está, ilusoriamente, próxima do absurdo. Amador entusiasta da fotografia, elabora vários álbuns de retratos de meninas; e para uma delas, Alice Liddell, escreve a sua obra mais famosa, Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1845). Outras obras do mesmo género são Through the Looking-Glass and What Alice Found There (continuação da anterior, cujo grande êxito compartilha), Sylvie and Bruno (carregada de um sentimentalismo moralizante) e The Hunting of the Snark. Esta última, que parece uma estranha poesia sem sentido, esconde possibilidades de interpretação simbólica que fascinam a crítica moderna.   (http://www.vidaslusofonas.pt/lewis_carroll.htm)

27 de Janeiro: aniversário de W.A.Mozart

27 de Janeiro: Dia Internacional de Memória do Holocausto

A Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto a 1 de Novembro de 2005 e escolheu o dia 27 de Janeiro para homenagear e lembrar 6 milhões de judeus exterminados e outras vitimas do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O dia 27 de Janeiro foi a data da libertação pelo Exercito Vermelho do mais famoso campo de extermínio nazista no ano de 1945 - Auschwitz.
(http://eventos.aprender.pt/27-janeiro-dia-holocausto-192.html)

27 de Janeiro: efemérides

  • Dia Internacional de memória do Holocausto
  • Aniversário de W.A.Mozart (1756)
  • Aniversário de Lewis Carroll, pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832)
  • ...

Acordo ortográfico I (ligações)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sabe quem é Charles L. Dodgson?

Terceira Pista: Charles L. Dodgson era escritor e matemático.
Segunda Pista: existe uma ligação maravilhosa entre Charles L. Dodgson e Tim Burton.
Primeira pista: Charles L. Dodgson nasceu no dia 27 de Janeiro de 1932.

Sabe quem é Charles L. Dodgson?

Segunda Pista: existe uma ligação maravilhosa entre Charles L. Dodgson e Tim Burton.
Primeira pista: Charles L. Dodgson nasceu no dia 27 de Janeiro de 1932.

Sabe quem é Charles L. Dodgson?


Primeira pista: Charles L. Dodgson nasceu no dia 27 de Janeiro de 1932...

Tim Burton in the Camarateland

A primeira visita de "Tim Burton" a Camarateland foi acompanhada pelo visionamento atento e crítico de extracto+fragmentos+qualquer coisa de "Alice no país das maravilhas".

Observemos alguns comentários críticos em:

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dias animados nº7: 21 de Janeiro

Ao longo do dia 21 de janeiro, sexta-feira, podem ser visionados vários filmes de animação de diferentes origens (da Ásia à América).


Participa!

Aviso


A todos que não devolveram os livros...
Este é o último aviso.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dias animados nº 7: 21 de Janeiro

Das 10:05 - 13:15 às 14:15 - 16:50

Ao sétimo dia..

 
"Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Michel Tournier (1924-) é um dos autores mais lidos na nossa biblioteca, em especial o livro "Sexta-Feira ou a vida selvagem".
Sexta-Feira ou a Vida Selvagem
Sexta-Feira ou a Vida Selvagem/Michel Tournier
"Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece calmamente ao sol de Speranza. A ilha é um pequeno baluarte de civilização e tudo parece ir pelo melhor. A verdade é que todos três se aborrecem. Sexta-Feira nada compreende da organização, das leis, dos rituais que tanto agradam a Robinson. Escapa-lhe a razão de ser dos campos cultivados, dos rebanhos, das fortalezas. Mas então dá-se um acontecimento inesperado¿ Esta obra é uma versão adaptada de «Vendredi ou Les Limbes du Pacifique», do mesmo autor." http://www.wook.pt/ficha/sexta-feira-ou-a-vida-selvagem/a/id/163898

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Primeiro estranha-se, depois entranha-se (Fernando Pessoa)





Esqueceram-se de indicar a sua fonte original?

Este slogan destinava-se à publicidade da Coca-Cola em Portugal, o representante desta marca seria o senhor baixo, de bigode, identificado em "Livro do desassossego" como patrão Vasques...    
Pouco depois, este produto foi considerado perigoso para a saúde, os tempos eram outros, o futuro negócio do patrão Vasques terminaria, sem começar, com a proibição (da comercialização) da Coca-Cola em Portugal.


Nota: não sei seria o melhor slogan, mas confesso que a frase se adequa, muito bem, ao trabalho na nossa biblioteca escolar.

Ler não é o mesmo que ver uma peça de teatro...

Descobre em http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/area.html?area=Teatro&tabela=teatro o nome de um autor comum a 3 peças em cena, em janeiro, nos teatros de Lisboa.

Imagem: Fotos de João TunaImagem: Imagem:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ler um poema não é o mesmo que ouvir uma canção...

Ler um livro não é o mesmo que ver um filme...

Estreia absoluta na nossa biblioteca: entrevista com Aravind Adiga autor de "O tigre branco"


O Tigre Branco arrebatou por unanimidade o Man Prémio Booker Prize de 2008, um dos mais prestigiados galardões literários a nível mundial. Ainda antes da sua nomeação para o prémio, O Tigre Branco era já apontado como um dos melhores romances do ano e Aravinda Adiga como uma grande revelação e um extraordinário romancista. A shortlist para o Booker era composta por candidatos muito fortes, muito embora O Tigre Branco tenha conquistado o júri a uma só voz. Romance de estreia, entrou de imediato nas preferências dos críticos, que o classificaram como "uma estreia brilhante e extraordinária". http://www.wook.pt/ficha/o-tigre-branco/a/id/1459859

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciclos de Cinema na BE/CRE

Ciclo de cinema Tim Burton de Janeiro a Junho

Plano Nacional de Leitura: leituras orientadas

Títulos já disponíveis:
  1. Sexta-Feira ou a vida selvagem/Michel Tournier (mais de 12 exemplares)
Títulos disponíveis em breve:
  1. Dentes de rato/ Agustina Bessa-Luís (12 exemplares)
  2. Lua de Joana/Maria Teresa Gonzalez (12 exemplares)
  3. A inaudita guerra da avenida Gago Coutinho/Mário de Carvalho (12 exemplares)
  4. O gato malhado e a andorinha sinhá/Jorge Amado (12 exemplares)
  5. Falar a verdade a mentir/Almeida Garret (12 exemplares)
  6. Diário de Anne Frank (6 exemplares)
  7. À beira do lago dos encantos/Maria Alberta Meneres (12 exemplares)
Outros títulos encomendados (12 exemplares):
  1. O cavaleiro da Dinamarca/Sophia de Mello Breyner Andresen
  2. O mundo em que vivi/Ilse Losa
  3. O velho que lia romances de amor/Luis Sepulveda

Como elaborar ou organizar um trabalho (5 sugestões)

Ligações a consultar: